quinta-feira, 5 de junho de 2014

O carteiro e o poeta


O filme o carteiro e o poeta é um romance que trata a história de um filho de um pescador chamado Mário, que não quer seguir a profissão de seu pai. Ele não aceita a vida que tem e sonha uma outra vida bem longe dali.
Mário começa a trabalhar de carteiro com sua bicicleta e conhece Pablo Neruda, o poeta chileno. Ele passa a ser carteiro particular de Neruda. Todos os dias o carteiro Mario subia a montanha em sua bicicleta para levar as correspondências ao poeta. Mário pedia vários conselhos ao Neruda sobre poesias. Com a busca do significado das metáforas e outras coisas, despertou naquele carteiro o poeta que existia no interior dele.
A poesia transforma a vida de Mário que apaixona-se por uma moça da aldeia onde mora e que atende pelo nome de Beatrice para a qual começa a escrever vários poemas. A tia de Beatriz não gostava que escrevessem poemas para a menina, ela preferia que algum homem passasse as mãos nas pernas do que receber poemas falando de amor.
Quando Mário pega o gravador e começa a gravar tudo aquilo que é para ele interessante, o som do vento, as batidas do coração de Pablito,seu futuro filho com Beatrice, e os menores detalhes da vida na aldeia, pode ser objeto de inspiração para belíssimas poesias.
Mário é  uma pessoa humilde e de bom coração, tem uma enorme vontade de conquistar a mulher por quem se apaixonou, e para isso, era preciso falar tudo que estava no mar, na terra, tudo que a poesia precisa para existir. Com essa poesia, o humilde carteiro sentiu sua vida ter mais sentido.


Ana Larissa Fontes Fernandes  1º ano matutino.