segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Escultura de Jorge Amado é fuzilada em Ferradas

Escultura de Jorge Amado é fuzilada em Ferradas

Além de vários tiros, provavelmente de arma de grosso calibre, os vândalos apedrejaram a estátua, localizada na entrada do bairro, onde o escritor nasceu.
2 -estatua-JorgeAmado Os tiros atingiram várias partes da escultura. Foto: Blog do ThameUm ato de vandalismo culminou com a depredação da estátua do escritor Jorge Amado, que emprestava beleza e cultura ao bairro Ferradas, em Itabuna, onde ele nasceu. A obra de arte, assinada pelo escultor Lavrud Durval, foi literalmente fuzilada.
O estrago causado pelos vários tiros foi grande. A notícia foi um dos destaques do Blog do Thame de ontem (23). Segundo o site, os moradores do local afirmaram ter ouvido o barulho de disparos. Os vândalos ainda apedrejaram a imagem, que mede cerca de dois metros de altura e foi confeccionada à base de resina bronzinada.
A estátua foi estrategicamente colocada às margens da rodovia BR-415, na entrada do bairro. "É uma vergonha para a cidade", avaliou o escultor Lavrud Durval, ouvido pelo Blog do Thame. Ele ainda informou que só fará a reconstrução da obra se a prefeitura assumir a segurança do local. "Não adianta refazer o trabalho e depois destruírem de novo", disse o artista.
A escultura foi inaugurada em julho do ano passado, durante os festejos de aniversário da cidade. Na mesma ocasião, foram entregues as obras de restauração da Casa de Jorge Amado, o primeiro lar do escritor.
Vale lembrar que Jorge Amado é o filho mais ilustre da região. O talento nato do escritor rompeu as barreiras geográficas e chegou aos quatro cantos do mundo. Entre os romances mais conhecidos, estão "Gabriela" e "Terras do Sem Fim".
 (http://www.diariobahia.com.br/noticias/itabuna/3395-escultura-de-jorge-amado-e-fuzilada-em-ferradas.html)
(Texto disponível em 

Nenhum comentário:

Postar um comentário