sexta-feira, 30 de maio de 2014

Bons exemplos precisam ser parilhados,assim como bons textos.


Relatório de Química
    Na quinta-feira, dia 24.04.14, estudamos juntamente com a professora Paula Silva , os processos de sepração de misturas. Vimos e aprendemos de forma atrativa sobre esse tema;aprendemos que há duas classes de mistura: heterogêneas e homogêneas. E que algumas substâncias podem ser separadas por mais de um processo de separação.
    Nesta aula, cada aluno trouxe pelo menos dois exemplos de  processos deseparação de  misturas, com exceção do aluno Felipe Barros que trouxe vários processos de misturas diferentes, o que foi muito bom, porque além de vermos processos de misturas bem diferentes dos comuns, vimos experiências, como o sangue do diabo, que é bem curiosa.
    Apesar de alguns processos de misturas terem sido repetidos , tivemos também algumas variedades de misturas, como por exemplo, a decantação de líquidos, que acontece através de um funil, e serve para separar água e o óleo. A sinfonação, que também pode separar a água e o óleo, que acontece com o auxílio de um canudo. Ventilação, que separa, por exemplo, o arroz das escolhas. Flotação, que você mistura duas substâncias e as separa com água, o exemplo que foi levado foi milho com isopor. Ao serem colocados na água, o milho afundaria e o isopor irá flutuar. Temos também a centrifugação, mas não vimos como funciona na pratica a centrífuga porque o aluno Felipe Barros  havia feito um teste com a centrífuga em sua casa , mas infelizmente não ocorreu como esperado e acabou quebrando a centrífuga.Porém ratificamos a iniciativa e o perfil de jovem cientista que esse aluno demonstra ter .
    Em meio às apresentações, tivemos também a oportunidade de conhecermos varias vidrarias do laboratório, que a professora Paula  Silva trouxe para nos mostrar,assim como ela também explicou os usos dessas vidrarias e também expôs sobre os cuidados básicos que devemos ter ao usar o laboratório de Química  e/ou de Ciências.
    Portanto, a aula foi bem interessante, pois os alunos tiveram oportunidade de aprender sobre os processos de sepraração de  misturas na prática, além de aprenderem sobre algumas vidrarias que são utilizadas em no laboratório.Os alunos também aprenderam que em uma apresentação/ aula prática/experimentação  algo pode dar errado e a experimentação não dar certo, pois até os cientistas que passam toda sua vida estudando,realizando testes às vezes  erram. Isso demostra a necessidade de novos experimentos e do desenvolvimento do espírito criativo.

Mysleide Pereira.
Aluna da 1ª série do ensino médio da E.E.Cid Rosado,localizada na cidade de Encanto-RN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário