Relatório
de Química
Na quinta-feira,
dia 24.04.14, estudamos juntamente com a professora Paula Silva , os processos de sepração de misturas. Vimos e aprendemos de forma atrativa sobre esse tema;aprendemos que
há duas classes de mistura: heterogêneas e homogêneas. E que algumas
substâncias podem ser separadas por mais de um processo de separação.
Nesta aula, cada
aluno trouxe pelo menos dois exemplos de processos deseparação de misturas, com exceção do aluno
Felipe Barros que trouxe vários processos de misturas diferentes, o que foi muito bom,
porque além de vermos processos de misturas bem diferentes dos comuns, vimos
experiências, como o sangue do diabo, que é bem curiosa.
Apesar de alguns
processos de misturas terem sido repetidos , tivemos também
algumas variedades de misturas, como por exemplo, a decantação de líquidos, que acontece através de um
funil, e serve para separar água e o óleo. A sinfonação, que também pode
separar a água e o óleo, que acontece com o auxílio de um canudo. Ventilação,
que separa, por exemplo, o arroz das escolhas. Flotação, que você mistura duas
substâncias e as separa com água, o exemplo que foi levado foi milho com
isopor. Ao serem colocados na água, o milho afundaria e o isopor irá flutuar.
Temos também a centrifugação, mas não vimos como funciona na pratica a centrífuga porque
o aluno Felipe Barros havia feito um teste com a centrífuga em sua casa , mas infelizmente não
ocorreu como esperado e acabou quebrando a centrífuga.Porém ratificamos a iniciativa e o perfil de jovem cientista que esse aluno demonstra ter .
Em meio às apresentações, tivemos também a oportunidade de
conhecermos varias vidrarias do laboratório, que a professora Paula Silva trouxe para
nos mostrar,assim como ela também explicou os usos dessas vidrarias e também expôs sobre os cuidados básicos que devemos ter ao usar o laboratório de Química e/ou de Ciências.
Portanto, a aula foi bem interessante, pois
os alunos tiveram oportunidade de aprender sobre os processos de sepraração de misturas na
prática, além de aprenderem sobre algumas vidrarias que são utilizadas em no laboratório.Os alunos também aprenderam que em uma apresentação/ aula prática/experimentação algo pode dar errado e a experimentação não dar certo, pois até os cientistas que
passam toda sua vida estudando,realizando testes às vezes erram. Isso demostra a
necessidade de novos experimentos e do desenvolvimento do espírito criativo.
Mysleide Pereira.
Aluna da 1ª série do ensino médio da E.E.Cid Rosado,localizada na cidade de Encanto-RN.
Nenhum comentário:
Postar um comentário