sexta-feira, 1 de março de 2013

Resenha do livro Coração de Telmah -Cris Compagnoni

DO CORAÇÃO DE TELMAH



De todas as redes sociais que participo a que mais gosto é o Twitter, não tem álbum de fotos, não tem lista de amigos, nem bate-papo, nem jogos; mas tem uma interação entre as pessoas que eu acho muito legal. Lá eu me expresso, não sou apenas uma foto, tem dias que falo coisas interessantes e dias em que nem eu mesma me seguiria.
Mas vocês devem está se perguntando o que esse papo de Twitter tem a ver com esse livro? Na verdade tudo. Acho que é por gostar muito dessa rede que acabei lendo esse livro, não pretendia fazer isso agora porque a lista dos livros que tenho pra ler está cada vez maior e DO CORAÇÃO DE TELMAH não fazia parte dessa lista; mas quando vi que este livro era uma história contada em 500 tweets eu não resisti; pois se é possível escrever uma romance usando essa rede social eu tinha que conferir.
Luís Dill provou que isso é mesmo possível, mas apesar do livro ser mesmo escrito no mesmo formato que os tweets e ainda respeitando o limite de caracteres eu ainda fiquei com algumas dúvidas, essa história foi realmente twettada? Fiz algumas buscas na internet, mas não encontrei uma resposta, também não encontrei o perfil do autor e nem da personagem; se a rede é o pano de fundo da história acho que a história deveria estar na rede, mas eu não sei dizer se está ou não, vai ver não sou boa pesquisadora.

A história de Telmah é trágica, depois da morte de seu pai a vida dela vira uma tragédia shakespereana, e ela usa o Twitter pra desabafar, pra compartilhar com alguém o que ela está passando, pra deixar registrado. É uma história curta, muito rápida de ser lida, é como acompanhar a timeline da rede por algumas horas, cheguei a ficar atormentada por não ter acompanhado a tragédia de Telmah, por não ter sido seguidora dela, por não ter sido cúmplice.
A adolescente conta fala sobre a sua dor, sua sede de vingança e a dúvida que a atormenta, compartilha o medo e a angústia pela internet, passa a impressão de que dividindo isso com estranhos o seu fardo ficaria mais fácil de ser carregado, mas não é bem isso que acontece.
DO CORAÇÃO DE TELMAH provou que é possível sim fazer literatura usando o Twitter, e literatura de qualidade, pois o livro é ótimo; só senti não ter encontrado nada com referência a ele no Twitter. Porem vale lembrar que eu estou no Twitter, escrevo sobre o blog, sobre algumas coisas interessantes e outras que não. Sintam-se a vontade para me seguir!
( Disponível em http://criscompagnoni.blogspot.com.br/2011/08/do-coracao-de-telmah.html )

11 comentários:

  1. Olá Cris, gostei da sua resenha, e vou repassar o link do seu blog aos meus alunos que estão lendo essa obra. Obrigado por postá-la! Adriano Salvi

    ResponderExcluir
  2. Eu sinceramente não havia me interessado com o livro porém quando eu vi que a historia era contada por meio de twittes, quando começei a ler achei muito divertido o livro e o jeito que os twittes combinaram com a historia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um livro maravilhoso e a forma escolhida para a escrita é leve e instigante aos leitores.

      Excluir
  3. Ja gostei do livro no começo quando me deparei com a escrita do livro, ainda mais sendo contada no twitter o que me cativou ainda mais.

    ResponderExcluir
  4. Achei o livro interessante, não o meu tipo, mas é um bom livro.

    ResponderExcluir
  5. Gostei mais do que eu imaginava, mesmo ficando com algumas duvidas no final.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Se quiser compartilhe suas dúvidas que podemos conversar sobre.

      Excluir
  6. Bom gostei bastante do livro,além de trágico, é uma história incrível e muito bem feita

    ResponderExcluir
  7. No começo achei o livro meio sem graça, teve alguns acontecimentos que me chamaram a atenção e fiquei curiosa. Achei bem divertido ele ser contato no Twitter

    ResponderExcluir