Após se divertir
lendo o livro intitulado Eugênia e os robôs da autora paulista Janaína
Tokitaka. Acredito que alguns de vocês já leram esse livro, para quem já leu é
a oportunidade de reler e adquirir novos conhecimentos que passaram
despercebidos numa primeira leitura; para os que não leram é a oportunidade de
conhecer a história de uma menina com altas habilidades intelectuais, mas é
antissocial e sofre bullying na escola.
Como não encontrei o livro
disponível gratuito em PDF, depois que o li, digitei-o; sabendo que alguns
alunos não dispõem de muita memória no celular disponibilizei o link do blog
Olhos do Aprender, no qual postei o livro e também disponibilizei o PDF do
livro. Assim facilito a leitura do livro a todos.
Leiam o livro de forma atenta e fazendo o registro de
leitura de cada capítulo, o que ajudará a compreender a narrativa de Eugênia, essa
menina de 11 anos que adora mecânica, elétrica, robótica e cálculos avançados
de matemática, porém tem dificuldade de se relacionar com seres humanos.
Depois de ler o livro, tente responder as questões a seguir
de forma atenta e procurando dar respostas coerente e coesão que ajudarão a
fixar os fatos narrados sobre Eugênia, seus amigos robôs e sua família.
1-Como o livro Eugênia
e os robôs caracteriza a relação da menina com os pais e com os colegas de
escola?
2-Quais os melhores amigos
de Eugênia? Por que eles são importantes para ela?
3-Leia o texto https://www.huffpostbrasil.com/renata-arruda/janaina-tokitaka-e-o-acolhimento-a-diferenca-em-eugenia-e-os-ro_b_6269146.html
e tente identificar trechos do
livro que mostram as diferenças de Eugênia em relação as outras crianças de sua
idade.
4-O livro Eugênia e os
robôs aborda vários temas relevantes como: amizade, relação entre pais e
filhos, crianças com altas habilidades, autismo, robótica, bullying dentre
outros. Escolha um desses temas, aquele que você tiver mais curiosidade em
aprender, pesquise sobre esse tema e após ler sobre esse tema, produza um texto
coerente, explicitando a relação desse tema com o livro Eugênia
e os robôs.
5-Sobre o enredo da
narrativa Eugênia e os robôs, responda conforme cada item.
5.1-Complete as
alternativas corretamente.
a) Nome da personagem
protagonista e sua idade. ____________________________.
b) Nomes dos 3 amigos
robôs de Eugênia. __________________________________.
c) Nome da diretora da
escola de Eugênia. __________________________________.
d) Funcionário da escola
de Eugênia que se tornou o primeiro amigo humano de Eugênia
__________________________.
e) Colega da escola de
Eugênia que pratica bullying com ela. ____________________.
f) Aparelho que Eugênia
criou para transformar humanos em robôs. ___________________.
g) Nome do psicólogo que
Eugênia iria conhecer no final da narrativa. _____________.
5.2-Use sua habilidade de
interpretação e responda.
a) Por que Eugênia
resolveu transformar humanos em robôs?
b) Que mudanças agradaram
a Eugênia na escola com a transformação das pessoas em robôs?
c) Por que Eugênia se
arrependeu e tentou reverter a ação do aparelho robotizador?
d) Eugênia ama e entende
seus pais. Certo ou errado? Comente.
e) Se você fosse a autora
do livro Eugênia e os robôs que outro desfecho (final) daria ao livro?
5.3-Hora de expressar suas
habilidades artísticas. Você conheceu os três amigos robôs de Eugênia, vamos
criar o seu robô?! Utilize materiais recicláveis que você dispõe em sua casa e
construa um robô, antes de cria-lo pense que funcionalidade ele terá( hipoteticamente para que seria
usado seu robô), escolha um nome para seu robô, liste os materiais que utilizou
para fazê-lo e escreva uma breve descrição de como o fez. Não esqueça de
registrar em foto ou vídeo seu robô.
OBS:
coloquei alguns links de vídeos que servem como motivação
para criação do seu robô, mas são apenas sugestões. Não é obrigado que seu robô
seja igual a nenhum dos mostrados nos vídeos. Deixe sua criatividade fluir e
capriche.
BOA LEITURA
E APRENDIZADO!
Nenhum comentário:
Postar um comentário