sábado, 16 de fevereiro de 2013

Quem tem medo da ABNT? -Damiana Oliveira

Quem tem medo da ABNT?


Será a ABNT tão assustadora assim como dizem?
Será a ABNT tão assustadora assim como dizem?

Olá, caros colegas!


A onda agora é ter medo da ABNT. É só andar pelas universidades e ver os alunos de último ano descabelados e rangendo os dentes de desespero.  Alguns pensam que é por causa do TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), entretanto a verdade é outra. Até existe alguma ideia sobre o quê escrever (tirando é claro os casos dos plagiadores, tratados neste post aqui). A coisa é que exige-se a tal da ABNT e vem o sofrimento.  Mas afinal, que raio é isso de ABNT?
A ABNT, Associação Brasileira de Normas Técnicas,  tem por objetivo “prover a sociedade brasileira de conhecimento sistematizado”. Traduzindo: a associação objetiva prover nossa sociedade de ciência!  Sim: ciência é qualquer conhecimento sistematizado.
Colocar um conhecimento, algo tão abstrato, em um determinado formato dá a ele características de ciência. Olha só o valor que uma forma tem! Por isso as regras da ABNT dizem o que um trabalho acadêmico deve ter e como deve ser sistematizado para ser coisa séria, ou seja, ciência.
A ABNT é toda organizadinha e bem simples de lidar. O que anda complicadinho são os professores de metodologia. Na teoria são eles que orientariam os alunos na forma de conduzir suas pesquisas e concretizar suas descobertas no papel e fazer delas ciência. Na prática, eles contam histórias de terror sobre um monstro chamado ABNT que come universitários indefesos.
Mas então porque a ABNT leva a culpa toda? Há dois problemas importantes aí:
1- Os professores sabem muito bem lidar com a ABNT mas preferem que os alunos não saibam para que estes valorizem o que eles sabem. Neste caso temos o professor mutante: aquele que cada dia acha do seu trabalho uma coisa diferente, sempre ruim na opinião dele. Aí ele pede para você alterar e amanhã, pede para você voltar ao que tinha escrito antes. Processo eterno de refazer apenas para alimentar o seu ego voraz. Nesse caso o ego é o monstro que devora os universitários, e não a ABNT.
2- Os professores que não sabem nem o que é ABNT e tem que orientar os alunos a fazer pesquisa. Nesse caso, a ignorância é o monstro que devora. E aí o professor de faz de ocupado e… some!
Já pensou, operar uma pessoa sem saber como fazer? Bizarro, não? Pior é fazer isso fingindo que sabe. Pena que para a área de humanas não soa tão estranho assim….

E ele nem é mau, coitado!
E a ABNT nem é má, coitada!   Só leva fama!

O caso 1 é mais difícil de resolver que o caso 2. Porque remédio para a ignorância é o estudo. Agora, o remédio da soberba ainda não encontrei…
Para os alunos desanimados deixo um desafio: estudem! Façam seu mestrado, defendam o doutorado e sejam melhores orientadores que isso!  Assim se quebraria com certeza esse ciclo maldito e todos seriam ( ou ao menos tentaríamos ser)  felizes para sempre!
Até a próxima!
 (Disponível em  http://www.damianaoliveira.com.br/?p=555)

Nenhum comentário:

Postar um comentário