sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Política: vale a pena morrer por ela? - Maria Rayane de Souza Silva.




 Pra começo de conversa fala de “participação política: no parlamento, nas ruas e nas redes sociais” não é um assunto fácil de escrever. Para tanto é necessário formação política, pois só realmente escrevemos bem sobre o que conhecemos. Falar de participação política torna-se um tema relevante em meio ao contexto social vivenciado no Brasil, pois a escolha correta de nossos representantes púbicos também nos permite tranquilidade ou adversidade.
 É verdade que quando chega a época eleitoral no Brasil todo as pessoas mudam completamente sua maneira de agir, presenciamos brigas entre vizinhos, entre familiares e amigos. Muitas vezes essas discussões são infundadas e não demonstram formação política, mas politicagem. Isto demonstra certa imaturidade das pessoas e falta de consciência sobre o poder do voto.
            Se eu fosse uma senadora ajudaria muitas pessoas que realmente precisam de assistência seja na área de educação, saúde ou segurança pública, pois acredito que são as áreas mais precárias atualmente no Brasil.
      Aqui no meu município a política não é muito diferente dos outros Estados, mas uma coisa tenho visto aqui no Encanto é que já há várias mudanças, as quais a população imaginava que nunca sairiam do papel. Fato que demonstra uma evolução da postura política de alguns de nossos representantes.
      Em meio a este cenário faço um questionamento: você pensa que política é só ir à urna e votar? Não, política é muito mais que isso, é o pleno exercício da cidadania. É a tomada de posicionamento que leve a melhoria das cidades, Estados e do país como um todo. Contudo, o exercício da cidadania política também pode ocasionar vários protestos, e manifestações públicas que demonstram o desconforto na população frente a ações políticas transgressoras.

       Assim, sejamos conscientes que a política manifesta-se diariamente, mas uma vida jamais irá voltar se for perdida em agressões físicas provenientes de opiniões contrárias sobre partidos ou políticos. Então vale a pena brigar e matar por opiniões políticas? Não, porque só quem pode tirar a vida de uma pessoa é aquele que nos deu a vida. Que tenhamos posturas políticas e não sejam alvo de politicagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário