terça-feira, 21 de agosto de 2012

Textos sobre as mães- Parte I

A mãe é ser mais importante de nossas vidas,para homenageá-las propomos que  os alunos de E.E Cid Rosado escrevessem textos (memórias ou relatos de vida)sobre essas pessoas especiais que nos dão a vida ,protegem-nos e fazem de tudo para que sejamos felizes.
Acompanhe alguns dos textos produzidos e se quiser, após lê-los ,deixe-nos  sua opinião.

Minha Mãe
                  Falar da minha mãe é falar da pessoa mais importante da vida é a pessoa que me deu a vida e o carinho por  longo da vida .
         Minha mãe se chamava Francisca Edinete Lopes Matoso era muito carinhosa comigo  e com todos os meus irmãos estava sempre presente em todos os momentos da minha vida,seja nos momentos bons ou nos ruins .Sempre  era muito cuidadosa com relação a minha educação,com ela aprendi a respeitar os mais velhos e ser obediente para com os meus pais .
                 Minha mãe era única era a mulher mais importante na minha vida, para ela não importava estar feliz, bastava os seus filhos estarem felizes ,era uma mãe capaz de deixar de comer para dar seu alimento para seus filhos.Minha mãe era única ,linda e maravilhosa.
                Mais infelizmente deus a levou para junto dele,mas durante o tempo que ela esteve comigo foi o período mais feliz da minha vida .

Aluno: Francisco de Assis Lopes Oliveira
Turma: 3º ano vespertino

                               Um resumo da história de vida da minha mãe
          No dia Três de Novembro de mil novicentos e sessenta e seis,uma quinta feira ,nasceu no sítio Cantinho deste município a filha mais nova do casal Francisco Pedro e Maria Joana,essa filha é a minha mãe Zilene.
        A mesma viveu uma infância ao lado de seus irmãos ,Apesar das dificuldades financeiras que passaram ,era uma família feliz.
         Com seis anos de idade, começou a frequentar a escola que funcionava no mesmo sitio. Aos Dez anos de idade, veio estudar a quinta-serie na Escola Estadual Cid Rosado. Não querendo se separar da família,enfrentou uma caminhada de mais de seis quilômetros todos os  dias para conseguir estudar,mas como era muito pequena só aquentou um ano .No ano seguinte separou-se do restante da família e foi morar em Pau dos Ferros com sua irmã mais velha,onde concluiu o ginásio.No ano de mil novicentos e oitenta e dois ,sua irmã casou e ela veio de volta para o Encanto ,onde concluiu o magistério no ano de mil novicentos e oitenta e     três ,tendo sido concluinte na primeira turma de magistério da escola Cid Rosado.
       No ano de Mil novicentos e oitenta e cinco,seguiu para cidade de Marcelino Viera para assumir seu primeiro emprego como telefonista. Lá,ela também viveu a experiência de secretária do poder legislativo municipal e coordenadora de creches .
      No ano de mil Novecentos e oitenta e oito voltou para assumir uma sala de aula no mesmo sítio onde nasceu.Trabalhou na zona rural seis anos,sendo transferida para a cidade no ano de mil novicentos e noventa e quatro ,casando-se no mesmo ano.No ano seguinte foi mãe,que segundo ela foi o momento mais feliz da sua vida.
      Hoje, ela sente-se uma mulher realizada ,esposa de um homem maravilhoso e mãe de dois filhos.Quanto a vida profissional é professora efetiva do município,embora esteja atuando como coordenadora pedagógica ,realizou atualmente um dos seus maiores sonhos fazer especialização em psicopedagogia.
Aluna: Rozana Maiara Pereira Silva
Turma: 3º ano vespertino



Nenhum comentário:

Postar um comentário